Ranking das Escolas : 1º lugar no concelho, 2º lugar a nível nacional
Dia de divulgação de rankings de resultados de exame nacional é , inevitavelmente, mais um dia de reflexão sem dramas e sem entusiasmos excessivos. Nos últimos anos, temos tido motivos para ficar contentes e a escola tem sido falada na comunicação social por bons motivos. É sempre bom estar nos primeiros lugares sobretudo quando falamos no ranking de superação ( a diferença entre a média expectável dado o contexto e a média obtida nos exames realizados) porque ele indica que a escola contrariou os constrangimentos do contexto e acrescentou valor.
Ao analisarmos, verificamos as diferenças conforme os indicadores usados pelos diferentes órgãos de comunicação. No entanto, há dados que analisamos com interesse:
- Estamos 1º lugar no concelho nas escolas públicas;
- Somos a 3ª escola no ranking nacional da superação;
- Estamos em 2º lugar a nível nacional nas escolas públicas
(segundo o «JN» );
- Estamos em 10º lugar nas escolas públicas a nível nacional, segundo os indicadores do «Observador»;
- O Ranking do Expresso só considera escolas com mais de 100 provas realizadas, pelo que Arga e Lima não consta.
Rankings valerão sempre só o que quisermos. Ficar contente por estar bem é sempre bom. Um dia chegará onde vamos ficar tristes. Acontece.
Para já fica o reconhecimento de que os resultados se devem a um conjunto de fatores : Direção preocupada em criar condições de trabalho e de bem estar; trabalho realizado dentro e fora das salas de aula por professores e alunos ; estudo autónomo dos alunos; medidas de promoção do sucesso implementadas ; Equipa Multidisciplinar atenta; ambiente familiar e filosofia de Escola; desafios lançados pela BE e recursos disponibilizados; participação em projetos e clubes que fazem os alunos sair da sua zona de conforto e que contribuem para aprendizagens formais e não formais ; PE , RI, e PAA preocupados com a construção do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e com o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes ; pessoal não docente atento e empenhado; serviço de Psicologia atento às necessidades dos alunos; pais que ainda ouvem e que tem voz. Isto e, certamente, muito mais.
Parabéns aos alunos . Parabéns a todos os que os apoiaram na caminhada até aos exames