Agrupamento de Escolas de Arga e Lima

A Equipa de Autoavaliação e Observatório de Qualidade é uma estrutura de coordenação e supervisão da Avaliação Interna do Agrupamento que colabora com os órgãos de gestão da escola e com as restantes estruturas, no sentido de garantir a existência de um observatório permanente de reflexão sobre as práticas desenvolvidas na escola em prol do desenvolvimento educativo dos alunos e do seu sucesso escolar.

É assim implementado um processo de autoavaliação com o intuito de diagnosticar a Escola (pontos fortes e pontos a melhorar) e tomar decisões que permitam a melhoria contínua.
A Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, tem em conta os objetivos da Avaliação Externa das Escolas, e o quadro de referência do ciclo de avaliação que se estrutura em três domínios – Resultados, Prestação do serviço educativo e Liderança e gestão.

A Equipa realiza, desde 2012, um conjunto de estudos e trabalhos no sentido de autoavaliar e promover a monitorização dos processos e dos resultados no Agrupamento.

 

Competências:

  • Desencadear os mecanismos adequados para dar cumprimento ao previsto na Lei 31/2002 de 20 de dezembro, nomeadamente no artigo 6.º, Capítulo II (i.e., medir o desempenho interno do Agrupamento ao nível da concretização do Projeto Educativo, do ambiente e clima educativos, do sucesso escolar, do desempenho dos órgãos de gestão e das restantes estruturas e ainda da colaboração e empenho dos diferentes membros da comunidade educativa).
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação permanente no Agrupamento.
  • Contribuir para a melhoria dos resultados educativos e escolares dos alunos do Agrupamento.
  • Intensificar e aprofundar processos de participação dos vários elementos da comunidade na vida do Agrupamento.
  • Facultar à Comunidade Educativa elementos pertinentes e fiáveis para reflexão de modo a promover a melhoria dos resultados e da qualidade do serviço prestado e reforçar a identidade do Agrupamento.
  • Reforçar um conhecimento sistematizado do contexto escolar/educativo.
  • Identificar pontos fortes e fracos no âmbito das práticas educativas, dos resultados escolares, do funcionamento e gestão de recursos e da relação com a Comunidade Educativa e Meio Envolvente.