O «Peixe-guardião do Planeta!»
Foi colocada na entrada da escola-sede uma instalação artística denominada «Peixe-guardião do Planeta!».
Os docentes de Educação Visual e de Educação Tecnológica, juntamente com o coordenador da escola do Projeto Eletrão, aceitaram o desafio da Electrão - Associação de Gestão de Resíduos de construir uma instalação artística, utilizando equipamentos elétricos usados, com o lema “Destralha a tua casa de equipamentos eléctricos usados e dá-lhes uma nova vida”. O resultado é o «Peixe-guardião do Planeta!», cuja mensagem é "Quando não dá faísca vira isca. Faz a tua parte!". A finalidade é sensibilizar alunos e professores para o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, lançando o desafio de destralharem as suas casas e outros locais que frequentem de cabos, brinquedos elétricos, telemóveis, pilhas e outros equipamentos de pequena dimensão que já não funcionam e ficam muitas vezes esquecidos nas gavetas.
Transcreve-se o texto justificativo da mensagem:
Numa sociedade que vive a um ritmo alucinante, onde se compra tecnologia como sendo um bem essencial, se usa e deita fora, porque rapidamente se torna obsoleta ou "fora de moda" ou avaria e não se procura consertar, exige de todos nós ações que visem reduzir, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar (5 r ́s).
Criar "pontos de recolha" de resíduos elétricos e captar a atenção dos nossos jovens para a importância da preservação do nosso planeta é fundamental.
Esta instalação artística, o Peixe-guardião do Planeta! convida a "alimentar" esta ideia de guardião do planeta, um ato de cidadania ativa e um contributo para a sustentabilidade, para a saúde e bem-estar de todos.
Por isso, faz a tua parte, "dá-lhe de comer!"
Contribui desta forma para a não acumulação em casa e/ou o seu depósito no lixo comum ou em lixeiras clandestinas.
O ambiente agradece e nós também!!
![]() |
![]() |