No âmbito do projeto “Protect Our Future, Please”, realizou-se a primeira mobilidade a Termini Imerese, Itália.
1st Mobility – Termini Imerese, Italy
No âmbito do projeto KA210-SCH “Protect Our Future, Please”, realizou-se a primeira mobilidade a Termini Imerese, Itália, sendo a escola Ist. D'Istruz. Superiore Is G. Ugdulena a anfitriã da mobilidade.
Termini Imerese é uma cidade e comuna na província de Palermo, localizada na costa norte da ilha da Sicília, Itália. A cidade tem uma população de cerca de 27.000 pessoas e cobre uma área de aproximadamente 30 quilómetros quadrados.
Termini Imerese tem uma longa e rica história, que remonta aos tempos antigos. Foi originalmente fundada pelos fenícios no século VIII a.C., e mais tarde tornou-se uma importante colónia grega conhecida como Thermae Himerenses. Ao longo dos séculos, a cidade foi governada por várias potências diferentes, incluindo os romanos, os bizantinos, os árabes, os normandos, e os espanhóis.
Estiveram presentes alunos e professores representantes da Polónia, Turquia e Portugal. O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima fez-se representar por quatro alunos do 10.ºB (Afonso Machado, Inês Lopes, Leonor Brandão e Luana Torres) e por três professores (Artur Oliveira, Conceição Sá e Filomena Del Rio).
A mobilidade decorreu num ambiente salutar e bastante enriquecedor para todos, com um programa rico e diversificado (anexo I), tendo todos os participantes se envolvido de forma ativa e empenhada.
A realização desta mobilidade teve como preparação prévia a execução de algumas atividades, a saber: a criação e eleição do logótipo do projeto, tendo sido escolhido o logótipo elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Arga e Lima; a criação de um Padlet, onde todos os participantes elaboraram um pequeno texto pessoal em Língua Inglesa; e a produção de powerpoints culturais, onde se apresentava a escola, a cidade, a cultura e a gastronomia local. A apresentação foi feita pelos alunos na mobilidade em questão, onde demonstraram um nível elevado na execução da atividade.
Esta visita proporcionou uma experiência marcante para os alunos que nela participaram, como atestam alguns testemunhos recolhidos:
“Entrei neste projeto pensando que não seria escolhida para nenhuma das mobilidades, por isso quando soube que tinha sido selecionada para a mobilidade a Itália fiquei muito feliz e surpreendida.
Quando chegámos ao aeroporto, no domingo à noite, as famílias de acolhimento já lá estavam à nossa espera. A minha família de acolhimento era super simpática e doce, sempre a tentar fazer-me sentir em casa e estou muito grata por tudo o que fizeram por mim. Na escola, fomos recebidos por todos os envolvidos neste projeto, e pela restante comunidade escolar, de uma forma realmente amorosa e amável. Creio que este projeto ajudou-nos a melhorar o nosso inglês e a nossa confiança em falar, a trabalhar em conjunto como um grupo, a aceitar as diferenças dos outros e a conhecer as culturas, tradições e histórias de outros países. Estou realmente grata por ter tido a oportunidade de conhecer todas aquelas pessoas incríveis e aquele belo país.
Globalmente, foi uma semana incrível a explorar um novo país, conhecer novas tradições e culturas e fazer novos amigos e memórias que irão durar uma vida inteira.”
Luana Torres 10.ºB
“Em Fevereiro de 2023, tive a oportunidade de participar na viagem a Itália integrada no projeto Erasmus+, o que me permitiu viver uma das melhores experiências da minha vida. Conhecer Palermo, assim como Termini Imerese, foi muito interessante, mas o que mais me impressionou foram as relações humanas, a experiência de trocar ideias, experiências com outros jovens. Foi algo que me fez crescer. Consegui trazer ao meu coração pessoas que nunca tinha visto antes, mas que me receberam de braços abertos e de quem já sinto falta. Na minha opinião, hoje sou mais rica porque tenho mais conhecimentos, consegui melhorar o meu inglês e fiz mais amigos.
Não tenho aspetos negativos a assinalar. Mesmo o que seria um ponto negativo no início, a viagem de autocarro a Madrid, transformou-se em algo positivo, permitindo-me conhecer outra grande cidade. Foi muito cansativo, mas muito intenso. Gostaria de participar novamente numa viagem semelhante.”
Leonor Brandão 10.ºB
“Quando descobri que eu era uma das escolhidas para o programa de mobilidade Erasmus+ a Itália, fiquei muito entusiasmada e ansiosa.
Já era meia-noite de 19 de Fevereiro quando chegámos ao aeroporto de Palermo, onde as famílias de acolhimento nos esperavam. A família que me acolheu recebeu-me e acolheu-me de uma forma tão amorosa, doce e carinhosa que me fez sentir em casa. Achei esta experiência extraordinária, fomos recebidos pelos professores, pelos estudantes e por todos os envolvidos neste projeto com uma gentileza inexplicável. Em pouco tempo, todos nos tornámos amigos e parecia que já nos conhecíamos e que já éramos amigos há anos. Na minha opinião, as amizades que criámos foram um dos aspetos mais importantes desta experiência. Com este projeto pudemos também conhecer novas culturas, não só em termos de gastronomia, mas também em termos de história, uma vez que estavam representados quatro países diferentes. Além disso, penso que experiências como esta também ajudam, por exemplo, a desenvolver a capacidade de trabalhar e cooperar em grupo, respeitando todas as nossas diferenças, não só em termos pessoais, mas também em termos culturais.
Foi uma experiência que levarei comigo para toda a vida e estou muito grata por ter conhecido todas aquelas pessoas incríveis e por ter feito parte deste projeto. Não posso agradecer-vos o suficiente por tudo o que fizeram por nós. Mal posso esperar para vos ver a todos aqui em Portugal!”
Inês Lopes 10.ºB
“O Projeto Erasmus+, em Itália, foi uma das melhores experiências que já tive em toda a minha vida. Não só conheci pessoas fascinantes que me receberam, como também conheci outras que falaram comigo e nunca me deixaram sozinho, o que tornou a experiência ao mesmo tempo divertida e interessante. Esta experiência foi a mais única que já tive na minha vida. Tive novas experiências, provei pratos típicos e tradicionais com sabores mais intensos, tradições diferentes das nossas e muito divertidas (e um carnaval melhor), e também melhorei o inglês. Fui obrigado a falar inglês constantemente, o que me ajudou a melhorar imenso e ajudou-me a estruturar melhor as frases que digo oralmente e que escrevo no papel. Tivemos a oportunidade de explorar lugares na Sicília, como Termini Imerese, Palermo e Cacamo, e tirar belas fotografias, não só da paisagem, mas também dos meus colegas.
Segunda-feira foi o meu primeiro dia em Itália, e será um dia que não esquecerei facilmente. A forma como nos receberam e acolheram criou fortes laços de amizade que durarão para sempre. Também durante a tarde mostrámos as nossas tradições e à noite jogámos um jogo de bowling que, apesar de eu ter perdido por muito, foi muito engraçado. Terça-feira foi, para mim, o melhor dia, porque embora tenha sido mais calmo no início, onde apenas fizemos apresentações, no final do dia fiquei muito feliz e até frenético com tanta emoção. Na quarta-feira ouvi duas histórias fascinantes, uma na Câmara Municipal de Termini Imerese e outra no castelo de Cacamo, com uma bela vista que nunca esquecerei, e quatro deliciosas pizzas com o pão mais mole que já comi. Quinta-feira foi um dia muito diferente. Fomos a Palermo para ver monumentos históricos e aproveitar a oportunidade para criar laços mais fortes e divertirmo-nos com os colegas. Na sexta-feira visitei a escola secundária artística. Adorei as “Artes” ali presentes e as diferentes proporções das personagens e até pude aprender com elas.
Conheci pessoas únicas e consegui criar amizades que nunca esquecerei. Queria agradecer especialmente ao Andrea e aos seus pais porque foram eles que me acolheram, sendo extraordinários, amigáveis e incríveis, não só fazendo-me sentir como se estivesse aqui em Portugal, em minha casa, como fazendo o seu melhor para garantir que não faltava nada. Espero ver-vos daqui a um ano aqui em Portugal, porque não só a minha família, mas também os meus amigos e eu, estaremos todos de braços abertos para vos receber.”
Afonso Machado 10.ºB
A próxima mobilidade terá lugar entre os dias 2 e 6 de outubro de 2023, sendo o país anfitrião a Polónia, mais concretamente a escola Technikum TEB Edukacja w Opolu, em Opole.