“Protect Our Future, Please”, realizou-se a segunda mobilidade em Opole, Polónia
No âmbito do projeto KA210-SCH “Protect Our Future, Please”, realizou-se a segunda mobilidade a Opole, Polónia, entre os dias 29 de setembro a 8 de outubro de 2023, sendo a escola Technikum TEB Edukacja w Opolu a anfitriã da mobilidade.
Opole é uma cidade com direitos de condado no sudoeste da Polônia, sede das autoridades da voivodia de Opole e do condado de Opole. Capital histórica da Alta Silésia. Vigésima sétima maior cidade da Polônia em termos de população. Está situada na planície da Silésia, no vale de Breslávia e na planície de Opole, no rio Óder, a uma distância aproximada de 270 km de Varsóvia. Uma das cidades mais antigas da Polônia, fundada sob a Lei de Magdeburgo antes de 1217 por Casimiro I de Opole, bisneto de Boleslau III. Desde 28 de junho de 1950, é a capital da voivodia de Opole e seu principal centro económico, científico, cultural e administrativo.
Opole é indiscutivelmente a capital da música “pop” polonesa. O tradicional festival de Opole é um dos eventos musicais mais importantes, e traz um resumo dos acontecimentos mais relevantes da música “pop” do país.
Estiveram presentes alunos e professores representantes de Itália, Turquia e Portugal. O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima fez-se representar por quatro alunos do 11.ºA (Pedro Santos, Maria Fradique, Rosa Seixas e Joana Fonseca), e por três professores (Artur Oliveira, Manuel Brito e Filomena Del Rio).
A mobilidade decorreu num ambiente de aprendizagem e bastante enriquecedor para todos, com um programa rico e diversificado, tendo todos os participantes se envolvido de forma ativa e empenhada.
A realização desta mobilidade teve como preparação prévia a execução de algumas atividades, a saber: reuniões de preparação com os alunos e respetivos encarregados de educação; reuniões através da plataforma ZOOM, com todos os parceiros e alunos que participaram nesta mobilidade; produção de um trabalho em powerpoint por parte dos alunos sobre Ecologia e Proteção Ambiental, o qual foi apresentado pelos alunos a todos os parceiros numa sessão de trabalho que decorreu durante a mobilidade; elaboração de um poema original, alusivo ao projeto e aos parceiros envolvidos e o qual foi lido pelos alunos na sessão de entrega de certificados, no último dia da mobilidade. Os alunos demonstraram bastante empenho nas diferentes atividades que se realizaram, tendo sido elogiados pelos diferentes parceiros quanto à qualidade dos trabalhos apresentados.Esta visita proporcionou uma experiência marcante para os alunos que nela participaram, como atestam alguns testemunhos recolhidos:
“A segunda mobilidade do projeto “Protect Our Future, Please!” teve como destino Opole, na Polónia. Inicialmente estava insegura, mas quando aterramos no aeroporto e nos dirigimos à estação onde se encontravam as nossas famílias de acolhimento isso passou porque toda a gente à minha volta me fazia sentir em casa, devido à calorosa receção.
A minha família de acolhimento foi sempre muito atenciosa e apresentou-me Opole como uma cidade linda e com muita história, pois cada local por onde passámos continha uma vivência diferente. Na escola fomos recebidos com uma cerimónia. Visto que era uma escola profissional, tivemos a oportunidade de participar em aulas de cabeleireiro, fotografia e informática. Ainda no decurso das atividades escolares fomos visitar Cracóvia, uma das cidades mais prestigiadas da Polónia. O nosso grupo também apresentou um trabalho sobre o ambiente, o qual acredito que sensibilizou todos os presentes sobre o impacto das nossas ações no futuro do planeta. Para além de todas estas experiências enriquecedoras, o mais importante foi o convívio que nos permitiu emergir na cultura de cada um dos países dos nossos colegas, nomeadamente Turquia, Itália e Polónia, mas acima de tudo permitiu-nos criar laços de amizade que jamais esquecerei.
Uma das memórias especiais foi também a conexão que criei com a adorável cadela da família que me acolheu, a Niusia, uma vez que representou para mim uma superação pessoal, considerando que tinha medo de cães. A vivência com uma família de acolhimento permitiu-me ainda saborear a gastronomia tradicional polaca, como por exemplo os “pierogis” e umas sopas diferentes, ampliando assim o meu paladar e conhecimento gastronómico.
Agradeço imenso ao projeto por me proporcionar uma experiência tão incrível e memorável, no qual ultrapassei alguns medos e encontrei o verdadeiro significado da superação!”
Joana Fonseca
“Chegámos ao aeroporto de Wroclaw na sexta-feira, 29 de setembro e dirigimo-nos para Opole, onde fomos recebidos pelas nossas famílias de acolhimento. Cada um de nós passou o fim de semana com as suas famílias, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da cidade. Eu conheci os amigos da rapariga que me acolheu e fomos ao festival de música em Krapkowice. Durante o fim de semana também deu para perceber um pouco dos costumes e comidas polacas como o “Pierogi”. Uma das coisas que notei mais diferença foi o facto dos polacos não almoçarem, apenas comem quando têm fome, o que faz com que normalmente o jantar seja às cinco da tarde.
As atividades na escola decorreram durante a semana. Conhecemos os estudantes turcos, italianos e polacos, tivemos um jantar todos juntos, conhecemos a cidade de Opole e Cracóvia, visitamos museus e ficamos a conhecer um pouco da história da Polónia. Também passamos a conhecer o funcionamento e os cursos da escola, sendo esta, uma escola profissional.
Para concluir, penso que foi uma experiência única e foi um privilégio fazer parte deste projeto.”
Maria Fradique
“Quando o avião aterrou em Portugal não conseguia parar de partilhar as experiências que vivi durante esta semana. Desde comer uma salada de batata e mostarda ao pequeno-almoço, até me terem surpreendido com uma sessão de cabeleireiro na escola. São momentos que nunca me vou esquecer.
Foi incrível como este programa ERASMUS+ me permitiu conhecer tão bem pessoas vindas da Turquia, da Polónia e da Itália em tão pouco tempo. Acho que a razão é que os estudantes que se candidataram para participar neste programa têm, como eu, muita vontade de conhecer pessoas novas e conhecer novas culturas.
Para além da sessão de cabeleireiro, a escola organizou outras atividades muito interessantes. Tivemos a possibilidade de participar numa aula de fotografia, na qual pudemos aprender como manusear a câmara fotográfica ou trabalhar como modelo e foi organizada uma visita a Cracóvia, onde descemos 100 metros de profundidade para observar uma mina de sal. Adorei fazer pinturas e desenhos ao ar livre todos juntos!
Também aprendi que a comunicação é muito mais do que a língua. Não me vou esquecer de estar entretida a ouvir uma conversa entre polacos, em que apesar de não conhecer uma única palavra, percebi o que eles queriam dizer.”
Rosa Seixas
“Juntar um monte de estudantes (adolescentes e recentes adultos) só pode dar em asneira, não é? Depende! Sendo eles de diferentes escolas, países e culturas, isto parece que é a receita para uma experiência fora do normal, para aprendermos, divertirmo-nos, pensarmos e até adaptarmo-nos com estas relações.
Isto foi o que aconteceu durante os dias passados na Polónia com os membros do Projeto Erasmus+, de Portugal, da Turquia, da Itália e, claro, da Polónia. Foi uma experiência diferente e reveladora, viajar para a Polónia para aprender a cultura deles, mas também a turca e italiana. Desde a dificuldade da língua italiana, a diversidade da gastronomia turca, e até as semelhanças com a Itália, aqueles dez dias foram uma oportunidade que muitos sonham e que nós os quatro tivemos e apreciamos.
Fiz muitos amigos e espero que, quando chegar a altura, eles gostem da experiência que vão passar aqui em Portugal, e que faremos o melhor para ninguém esquecer.”
Pedro Santos
A terceira mobilidade terá lugar entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2023, sendo a nossa escola a anfitriã.
![]() |
![]() |