No dia 2 de fevereiro de 2018, os alunos do 10º BS do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima realizaram a primeira medição da altura e peso dos colegas dos 3 aos 6 anos do Centro Escolar, no Gabinete Intervenção Saúde (GIS).
Esta atividade realiza-se no âmbito da Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD), Cuidados na Saúde Infantil e encontra-se inserida nos conteúdos “Marcos do crescimento estaturo-ponderal e psicomotor”. Os alunos do 10º ano demonstraram empenho na realização da atividade e criaram uma grande empatia com os alunos mais novos.
Com as medições efetuadas, os alunos do 10ºBS vão calcular o índice de massa corporal (IMC) e verificar os percentis de crescimento dos colegas mais novos. Os nossos jovens, futuros técnicos auxiliares de saúde, vão realizar mais duas medições ao longo do ano letivo. Com os dados finais vão realizar um pequeno relatório acerca do crescimento/desenvolvimento dos colegas do Centro Escolar.
Segundo a direção geral de saúde (DGS), o crescimento é um importante indicador do bem-estar de uma criança, pelo que é necessário que a sua avaliação seja regular. Um atraso estaturo-ponderal pode ser a primeira manifestação de uma doença crónica ou de que algo não está bem. Assim como o contrário pode ser um sinal de obesidade infantil.
Profª Suzana dos Santos Leão
![]() |
![]() |
![]() |