![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No dia dezanove de novembro passado comemorou-se, mais uma vez, o Dia Mundial da Filosofia, foi instituído pela UNESCO em 2002 e acontece na terceira quinta-feira do mês de novembro. Para assinalar esta data o grupo disciplinar do Agrupamento realizou uma atividade dirigida a um grupo de alunos do 1ºciclo, mais precisamente às duas turmas do 3º ano do Centro Escolar de Lanheses. A atividade foi dinamizada pelo docente Nuno Fadigas que já costuma organizar Oficinas de Filosofia para Crianças e que aceitou prontamente o desafio. A atividade realizou-se no Auditório da escola sede, obedecendo a todas as medidas de distanciamento impostas pelas normas em vigor. O feedback das crianças foi muito positivo bem como da professora titular acompanhante, Ana Soares. Para as turmas do ensino secundário que frequentam a disciplina foram também realizadas atividades em contexto de sala de aula atendendo aos atuais condicionalismos.
O Dia da Filosofia na UNESCO permite a esta instituição celebrar, em particular, a importância da reflexão filosófica e incentivar as pessoas em todo o mundo a compartilhar a sua herança filosófica.
Os principais objetivos são:
- Celebrar a importância da reflexão filosófica
- Partilhar a herança filosófica entre os cidadãos do mundo
- Fornecer bases conceptuais de princípios e valores de que depende a Paz mundial: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade.
- Criar oportunidade para refletir sobre diferentes questões, tais como: quem somos nós como indivíduos e como comunidade escolar?
- Questionar as sociedades acerca das suas normas éticas e morais.
"As competências associadas ao pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de: pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada; convocar diferentes conhecimentos, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente; prever e avaliar o impacto das suas decisões; desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem."
(In: Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho criado nos termos do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de Julho)
O Grupo disciplinar de Filosofia:
Docentes: Armanda Ataíde, António Moreira, Nuno Fadigas