![]() |
![]() |
![]() |
Os temas propostos para este ano foram: “Violência Doméstica e no Namoro: da sensibilização à ação!”, no ensino básico e “Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”, no ensino secundário. Um tema, infelizmente bastante atual pelos piores motivos e que, por conseguinte, exige uma reflexão e ação bastante urgentes.Nos dias 22 e 23 de janeiro, na escola sede do Agrupamento realizaram-se, mais uma vez, as sessões escolares do Parlamento dos Jovens 2019-2020 respeitantes ao ensino básico e secundário. Estas sessões constituíram um momento importante de debate cívico e democrático assinalando uma das etapas fundamentais do projeto. Os deputados eleitos à sessão escolar estiveram à altura do acontecimento e debateram as medidas propostas pelas respetivas listas que se apresentaram às eleições ocorridas no dia 21 do mesmo mês. No ensino básico foram admitidas cinco listas às eleições e duas, no ensino secundário.
As estatísticas estão à vista de todos e são absolutamente dramáticas. Todas as etapas do projeto constituíram uma oportunidade para refletirem, argumentarem e debaterem ideias num exercício fundamental para a cidadania e desenvolvimento de uma consciência cívica e democrática. Para esse propósito muito contribui a sessão de esclarecimento/ debate que teve lugar no auditório da escola sede, no dia 20 de janeiro, com a presença da Exma. Deputada da Assembleia da República, Anabela Rodrigues, convidada para o efeito, à qual assistiram os alunos que compunham as várias listas.
Das sessões escolares, resultaram os respetivos Projetos de Recomendação que, por sua vez, representaram a escola nas sessões Distritais/Regionais do Básico e do Secundário que se realizaram nos dias 2 e 3 de março. Para estas sessões, foram ainda eleitos os deputados que defenderam as medidas mais votadas. No ensino secundário, foram eleitos os seguintes deputados: Diogo Rocha Portela (12ºB) Jorge Gabriel Cerqueira Fernandes (12ºB) e Mário José Barbosa do Carmo (10ºB), efetivos e Bruno Manuel Lima Couto (12ºB), suplente. No ensino básico, foram eleitos os deputados: Ana Rita Velho Rocha (8ºC), Eduarda Martins Pinho (9ºB), Miguel Monteiro V. Cardoso (8ºD), efetivos e Lara Alexis C. Costa (8ºA), suplente.
Parabéns a todos os envolvidos e até ao próximo ano com um novo projeto e novos temas.
Os professores,
Manuel Brito e Armanda Ataíde