Os alunos do 11ºA e do 11ºB realizaram uma visita de estudo a Lisboa,
Nos dias 23 e 24 de abril de 2024, os alunos do 11ºA e do 11ºB realizaram uma visita de estudo a Lisboa, dando cumprimento ao PAA e aos PCT's das referidas turmas. Os alunos foram acompanhados por alguns professores que integram os respetivos Conselhos de Turma.
Num ambiente de partilha e de reconhecimento da história, da ciência, da cultura e da arte, exploraram múltiplos espaços de referência nacional, permitindo aos alunos a oportunidade de fortalecer e ampliar as aprendizagens da maioria das disciplinas do currículo do ensino secundário.
No primeiro dia, os estudantes tiveram oportunidade de apreciar a feliz cooperação entre vinho e arte, nos espaços da Aliança Underground Museum. De seguida, numa visita guiada ao Palácio Nacional da Ajuda, foi-lhes possibilitado conhecer objetos de diferentes lugares e épocas, ambientes do século XIX e histórias da família real. No fim do dia, houve lugar a momentos de lazer, desfrutando da modernidade do Colombo, jantando entre amigos/colegas e assistindo ao filme Back to Black.
O segundo dia iniciou com o percurso Queirosiano da obra Os Maias, com o entusiasmo que a obra e o professor da disciplina merecem. Após o almoço, na Universidade de Ciências Sociais e Humanas, seguimos para o QUAKE, museu interativo alusivo ao terramoto de Lisboa, onde a visita possibilitou o reviver do impressionante abalo que assolou a cidade em 1755. Saíram deste local enriquecidos de ensinamentos acerca das medidas e precauções a adotar na eventualidade de se viver uma situação semelhante.
Por último, visitaram o Museu da eletricidade, parte integrante do MAAT, onde a história da eletrificação foi generosamente analisada e algumas formas de produção dos diferentes tipos de energia experienciados por simulação.
A despedida da capital foi feita na bonita e luminosa zona de Belém acompanhada, como não podia deixar de ser, dos famosos e tão portugueses pastéis.
Foram dois dias recheados de emoção, descontração, conhecimento, amizade e boa disposição que permitiram o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens num pleno exercício de cidadania ativa.