As turmas do 7.º ano participaram numa aula de campo em parceria com o Geoparque.
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Nos dias 9 e 10 de maio de 2024, as turmas de 7.º ano da nossa escola, participaram numa aula de campo, em parceria com o Geoparque Litoral de Viana do Castelo, intitulada “A Rota da História”.
Esta atividade foi organizada pelos Diretores de Turma do 7.º ano, tendo, também, participado outros professores.
Foram visitados vários monumentos naturais, a saber: Relíquias do Rheic das Pedras Ruivas, Gotas Magmáticas do Canto Marinho e Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado do Montedor.
O Monumento Natural Local das Relíquias do Rheic das Pedras Ruivas apresenta vários interesses geomorfológicos principais como o residual e o tectónico, e outros, como o periglaciário, o paleontológico, o geocultural, o mineralógico e o ecológico. Esta é uma área-chave que preserva elementos essenciais à interpretação da hidrodinâmica do Rheic (nome atribuído a um oceano primitivo), nomeadamente os processos sedimentares operados no seu fundo areno-lodoso (marcas de ondulação e laminações fossilizadas) e da paleobiodiversidade instalada (icnofósseis de arenícolas – Scolithus sp. e de trilobites - Cruziana sp.).
O Monumento Natural Local do Gotas Magmáticas do Canto Marinho apresenta alguns dos aspetos mais exclusivos do litoral de Viana do Castelo, quer ao nível do património arqueológico, quer ao nível de elementos geológicos com interesse residual, mineralógico, tectónico e sedimentológico. Na área deste monumento ocorrem mais de 700 pias salineiras cuja importância, para além da arqueológica, se estende ao facto de servirem como indicadores da paleolinha de costa no período pré-romano. Com interesse residual assinala-se a ocorrência de blocos de granito em bola e que constituem um excelente exemplo de um dos mecanismos de instalação magmática regional.
O Monumento Natural Local do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor é o mais diversificado em termos de interesses geomorfológicos preservados, destacando-se o residual, o tectónico e o litoral. Identificaram-se outros interesses como o fluvial, o eólico, o periglaciário e o geocultural. A combinação da erosão das rochas do Rheic, que rodeavam as câmaras magmáticas consolidadas (plutonitos), com os processos de levantamento a que o território esteve sujeito desde o final da era mesozóica (orogenia alpina), revelaram à superfície as profundezas paleozóicas deste território.
A iniciativa teve como objetivos fundamentais: desenvolver o gosto pelo conhecimento científico e pelo contacto com a natureza; aplicar o conhecimento científico adquirido em sala de aula ao mundo natural; perceber a importância da preservação do património geológico; desenvolver competências, capacidades, atitudes e valores definidos no perfil do aluno; relacionar agentes erosivos com a modelação de paisagens; caracterizar uma paisagem geológica da região envolvente da escola; explicar os processos envolvidos na formação das rochas sedimentares; distinguir diferentes tipos de rochas; conhecer a História da Terra; aplicar os processos de orientação; conhecer e interpretar o repertório tradicional da região; diversificar a formação cultural e científica; entender a defesa do património como ato de cidadania; estimular o gosto pelo trabalho de campo.
Os alunos demonstraram muito interesse e envolvimento nas tarefas propostas, tendo exibido um comportamento excelente. Todos os objetivos foram cumpridos com muito sucesso.