Projeto Integrador do 10ºD Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Durante o ano letivo 2020/21 os alunos do 10ºD do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito do Projeto Integrador, em articulação entre várias disciplinas (UFCD) da componente técnica, desenvolveram a atividade “Projeto de Criação de Hábitos de Vida Saudável”. Esta, foi implementado na modalidade de Domínio de Autonomia Curricular (DAC), incorporando as áreas da Cidadania e Desenvolvimento, bem como do Projeto de Educação para a Saúde e Sexualidade da turma (PES.)
Um grupo, apelidou o seu projeto de “Saúde à la Carte”. Sucintamente, foi produzida uma campanha, sob a forma de pósteres, sobre as características de uma alimentação saudável e a dieta mediterrânica. Foi dirigida uma proposta à direção a implementar, em caso de anuência, ainda este ano letivo. Esta proposta tem como principal objetivo promover uma alimentação saudável e equilibrada no bar escola, divulgando as regras básicas para uma boa alimentação. Tal, será em parte conseguido através da disponibilização, no bar da escola, de três “menus” (Energy, Natura e Equilibrium) saudáveis, completos e equilibrados a um preço atrativo - quatro alimentos vendidos em conjunto a um preço 20 cêntimos abaixo do preço de venda dos itens separadamente.
Um segundo grupo, no âmbito da temática dos comportamentos aditivos e dependências, idealizou uma campanha antitabágica denominada “No smoking, No vaping”. Esta, aponta os malefícios do tabaco e os benefícios de parar de fumar sob os vários pontos de vista enumerados no referencial de Educação para a Saúde.
O terceiro e último grupo, acabou por partir da dúvida de uma das alunas acerca da determinação do período fértil da mulher, para produzir uma ferramenta que permite a rápida determinação do mesmo, seguindo o método do calendário. A atividade foi intitulada de “As contas que mais contam, são as que se contam assim”, e consistiu na produção de um folheto/desdobrável, com várias informações sobre os Ciclos Ovárico e Uterino, período fértil e contracetivos. A parte interna central deste é um calendário rotativo que permite calcular, através da indicação do primeiro dia do período, o dia da ovulação e assim, os períodos fértil e infértil (prováveis) num dado mês. Existe apenas um protótipo físico. À direção foi enviada a versão digital e o pedido para ser replicado em massa numa gráfica. Uma versão física de maiores dimensões será disponibilizada na BE e outra na Associação de Estudantes.
Os alunos propuseram ainda a divulgação da atividade e dos seus produtos no jornal escolar, BE, página e Facebook da escola.
Um requerimento foi dirigido ao Sr. Diretor do agrupamento no sentido de implementar as propostas acima referidas. No dia 14 de junho, foram apresentadas à comunidade escolar os produtos finais do projeto estando os mesmos divulgados no jornal escolar e na página do agrupamento.
Os alunos agradecem à Biblioteca Escolar pela disponibilização de material de pesquisa e equipamentos informático e ao Sr. Diretor pela recetividade que demonstrou.