2024/2025

  • 1º Período
  • 2º Período
  • 3º Período
    • 1º Parte
    • 2º Parte

2023/2024

2022/2023

2021/2022

 2020/2021

 2019/2020

Anexos para download
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2425 1º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2324 2º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2324 3º Período (1ª Parte)[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2324 3º Período (2ª Parte)[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2324 1º Período.pdf[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2223 3º Período (2º Parte - Avaliação Externa).pdf[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2223 3º Período (1º Parte - Avaliação Interna).pdf[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2223 2º Período.pdf[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2021/2022 1º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2021/2022 2º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2021/2022 3º Período 1.ª PARTE[ ]
  Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2021/2022 3º Período 2.ª PARTE[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2020/2021 1º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2020/2021 2º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2020/2021 3ºperíodo 1.ª PARTE[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2020/2021 3ºperíodo 2.ª PARTE[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2019/2020 1º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2019/2020 2º Período[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2019/2020 3º Período 1.ª PARTE[ ]
 Relatório de Avaliação do Sucesso Académico 2019/2020 3º Período 2.ª PARTE[ ]

bebrasA participação de Arga e Lima no Desafio Internacional de Pensamento Computacional - Bebras

Carta de feira 2022

Feirinha dos Santos - dia 12 de novembro na Escola Sede do Agrupamento

“Protect Our Future, Please!”

(Projeto nº 2022-1-PL01-KA210-SCH000081271)

 

            O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima está envolvido no projeto Erasmus+ “Protect our future, please!”.

            O Património Cultural é a soma dos valores materiais e espirituais que nos restam do passado. Estes incluem literatura, arte, monumentos, histórias, danças, gastronomia, festas populares, o ambiente e a nossa natureza.

            A quem pertence a Mona Lisa, o Coliseu ou o Castelo de Malbork? Países ou de todos nós?

            A UNESCO declara que os bens da Lista do Património Mundial pertencem não só ao país dentro das suas fronteiras, mas também a todas as nações. Devido às mudanças climáticas e ambientais, os nossos valores culturais não estão adequadamente protegidos e estão a diminuir. Um dos objetivos educacionais da União Europeia é "sensibilizar as pessoas com uma consciência comum do património cultural". O reforço da identidade europeia e da juventude, que é um dos objetivos do Erasmus+ 2021-27, enquadra-se com o temática do nosso projeto.

            A maior responsabilidade pela transferência e proteção do património cultural para as novas gerações recai sobre os professores e escolas que educam alunos conscientes. Segundo o relatório do Eurobarómetro publicado pela União Europeia, a maioria dos participantes (88%) concorda que o Património Cultural Europeu deve ser ensinado nas escolas.

            O património cultural diz quem somos e cria uma Europa comum, reforçando o sentimento de que somos parte da família. Somos todos membros de uma comunidade amante da paz com mais de 500 milhões de cidadãos, com histórias ricas e culturas entrelaçadas.

            O projeto terá a duração de dois anos e tem como objetivos principais:

  • Reconhecer a diversidade do património cultural tangível e intangível da União Europeia e melhorar o conhecimento do nosso património cultural;
  • Desenvolver a consciência e as práticas de proteção do ambiente e da natureza, atuando em conformidade com a estratégia europeia de uma “Europa Verde”;
  • Desenvolver o Inglês como língua estrangeira e aprender novas línguas;
  • Acompanhar os desenvolvimentos digitais, utilizar, contribuir e estabelecer colaborações internacionais;
  • Criar um arquivo de cultura digital e partilhá-lo em locais relevantes;
  • Ter estudantes, professores e escolas com uma identidade europeia desenvolvida.

            Neste âmbito, realizar-se-ão diversas atividades que visam o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos, como construtores de uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na aceitação e na compreensão do outro, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e positivamente crítica.

            Para além do nosso Agrupamento, o projeto conta com a participação de escolas da Polónia, Itália e Turquia e destina-se a alunos do 10.ºano. Alguns alunos participarão, de acordo com os critérios de seleção, em mobilidades aos países parceiros.

 

Parceiros

portugal    

Agrupamento de Escolas de Arga e Lima – Lanheses – Viana do Castelo - Portugal

https://www.agescolasargaelima.pt/ 

 Polonia    

Technikum TEB Edukacja w Opolu – Opole – Polónia

https://technikum.pl/miasta/opole/

 Turquia    

Karabuk 75. Yil Anadolu Lisesi – Karabuk - Turquia

https://karabukanadolu.meb.k12.tr/

 Italia    

 Ist. D'Istruz. Superiore Is G. Ugdulena – Termini - Itália

https://www.istitutougdulena.it/index.php

 

 

Apresentação do projeto

Critérios de Seleção para as mobilidades Erasmus+

Seleção do logótipo do Projeto Erasmus+ “Protect Our Future, Please!"

Link do grupo do Facebook 

Seleção do logótipo oficial do Projeto Erasmus+ “Protect Our Future, Please!” (nível europeu) 

1st Mobility – Termini Imerese, Italy -

Portuguese Team 

Project Padlet 

2nd Mobility – Opole, Poland

3º Encontro Erasmus + NOVO

3rd Mobility - Lanheses, PORTUGAL NOVO

Exposição alusiva ao Traje de Viana NOVO

4th Mobility - Karabük, TURQUIA NOVO

 
 

 “Together.with.European.Values.For.A.Better.Education.Part.2

(Projeto nº 2025-1-RS01-KA220-SCH-000362113)

O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima participará no projeto Erasmus+

“Together with European Values For A Better Education Part 2”, uma iniciativa que tem como objetivo promover os valores europeus, a cidadania ativa e o respeito pela diversidade cultural entre os jovens. Num contexto europeu marcado por desafios sociais e políticos, este projeto reforça o papel essencial das escolas na formação de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes da importância da democracia e dos direitos humanos.

Dando continuidade ao sucesso do projeto anterior, o Agrupamento identificou a necessidade de aprofundar o trabalho em áreas como a participação estudantil, a aceitação da diversidade e o fortalecimento da identidade europeia. Assim, esta nova fase expande o impacto através da criação do Parlamento Júnior Europeu, um espaço educativo onde os alunos poderão simular o funcionamento das instituições europeias, debater ideias e participar em processos democráticos de tomada de decisão.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Desenvolver uma cultura democrática e a cidadania ativa nos alunos;
  • Promover o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a capacidade de argumentação;
  • Reforçar o respeito pela diversidade cultural e pelos valores fundamentais da União Europeia;
  • Estimular o uso de metodologias inovadoras, digitais e colaborativas;
  • Fomentar o trabalho em equipa e o diálogo intercultural;
  • Criar um Museu Digital Europeu, reunindo os produtos e resultados das atividades realizadas.

Ao longo de três anos, alunos e professores participarão em debates, simulações parlamentares, oficinas internacionais e projetos colaborativos com escolas parceiras. Estas experiências contribuirão para o desenvolvimento de competências linguísticas, digitais e sociais, reforçando o sentido de pertença à comunidade europeia e o compromisso com os ideais da paz, da tolerância e da solidariedade.

Além do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, o projeto envolve escolas da Sérvia, Espanha, Turquia e Polónia, sendo direcionado a alunos do 6.º e 7.º anos de escolaridade. Alguns estudantes, selecionados segundo critérios definidos, terão a oportunidade de participar em mobilidades internacionais, representando a escola e o país nas diversas atividades do projeto.

O projeto “Together with European Values For A Better Education Part 2” constitui uma oportunidade única para formar jovens europeus conscientes, participativos e empenhados na construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e solidária.

 

Parceiros:

ErasmusPort

Agrupamento de Escolas de Arga e Lima – Lanheses – Viana do Castelo - Portugal

https://www.agescolasargaelima.pt/

ErasmusServia

Osnovna Skola, Ivo Andric – Belgrado – Sérvia 

www.osivoandric.rs

ErasmusPolonia

Prywatna Lingwistyczna Szkoła Podstawowa -  Czestochowa - Polónia

http://www.lingwistyczne.czest.pl/

ErasmusEspanha

Ies Calderon De La Barca – Getafe - Espanha

www.iescalderon.es

ErasmusTurquia

Konak Sehit Ömer Halisdemir Bilim ve Sanat Merkezi – Esmirna – Turquia

www.konakbilsem.meb.k12.tr

IMG 20221006 121148

No Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em 2022, o Dia Europeu do Desporto na Escola foi integrado na Semana do Desporto proposta pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para promover a Capital Europeia do Desporto de 2023. Esta iniciativa inserida também no âmbito do projeto do desporto escolar “Escola ativa”, teve como objetivo promover o desporto e a atividade física dos jovens em idade escolar.

A nossa escola integrou esta iniciativa promovendo um bloco letivo (das 10H15 às 11H45) de atividades desportivas para os alunos de cada ciclo. Assim na sexta-feira, 30 de setembro, realizaram-se atividades para os alunos do 1º Ciclo, na segunda-feira, 3 de outubro, foi a vez do 2º ciclo, na terça-feira, 4 de outubro, o 3º ciclo e na quinta-feira, 6 de outubro o Secundário.

De realçar a participação em massa dos alunos dos vários ciclos, que demonstraram grande alegria e motivação na realização das atividades.

 

 

 

 

Dia Mundial de Luta contra a Obesidade – 21 de maio

20220525 102742 2

20220525 115007

20220526 094113

No dia 25 de maio de 2022, ao longo do dia, realizou-se no átrio da EBS de Arga e Lima, uma ação de sensibilização subordinada ao tema acima referido.

A turma 11.ºD, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, sob a orientação do Diretor de Curso, Nuno Gonçalves, no âmbito da Unidade de Formação de Curta Duração 6575 – Cuidados na Alimentação e Hidratação, agilizou uma exposição onde os participantes puderam aferir a quantidade de lípidos (gordura) presentes em vários alimentos. Estes, foram selecionados pelos próprios alunos, de acordo com os seus próprios gostos e hábitos alimentares. Para cada embalagem de “fast food” foi quantificada a quantidade de gordura presente, sendo a mesma apresentada dentro de gobelés, sob a forma de óleo de cozinha (reutilizado), obtido na cantina da escola.

Para além disso, foram produzidos cartazes alusivos às regras de alimentação saudável (que deve ser completa, variada e equilibrada), bem como outros comportamentos promotores da saúde, como a higiene do sono, a prática de exercício físico e a recusa do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Por forma a que os membros da comunidade escolar pudessem aferir o seu estado de saúde, foi também efetuada uma medição do Índice de Massa Corporal (IMC), sendo explicado aos vários participantes o significado do resultado que cada um obteve.

Esta ação articula com o PESES, sendo também um tema de Cidadania e Desenvolvimento.

Os formadores consideraram a atividade como extremamente enriquecedora, constituindo esta ação mais uma tentativa de tornar o percurso de formação dos alunos da nossa escola o mais variado possível, dando ênfase à componente técnica destes cursos.

Os alunos mostraram estar sensibilizados para esta problemática, participando ativamente e de forma voluntariosa e assertiva.

20220525 102755 220220525 102717 220220525 102721 220220525 102645 220220525 102642 2

Estatísticas

Localização

Calendário

novembro 2025
D Sb
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30